domingo, 18 de janeiro de 2009

8º ano










Garcia de Orta


Identificação

Nasceu em Castelo de Vide, Portugal, provavelmente no ano de 1499. Faleceu em Goa, India, no ano de 1568. Era filho de comerciantes “Cristãos Novos” (Judeus obrigados a converter-se ao cristianismo): Leonor Gomes e Fernão (Isaac) da Orta.


Vida e obra:

Estuda medicina nas universidades de Salamanca e Alcalá, regressando a Portugal em 1523 para exercer a sua profissão. Passados sete anos, ocupa o lugar de professor de Lógica na Universidade de Coimbra.Em 1534, parte com a família para Goa, provavelmente para fugir à Inquisição. Nesta região, pratica medicina, investigando as plantas medicinais do oriente e recolhendo informações sobre as suas diferentes designações e aplicações terapêuticas.Todo este conhecimento, adquirido ao longo de anos de prática, é por ele compilado na sua obra “Colóquios dos Simples e Drogas e Cousas medicinais da Índia”. Impressa em Goa, em 1563, esta obra representa um marco na história da medicina, da farmacologia e da botânica. É composto por 59 diálogos, ordenados alfabeticamente, onde refere os diferentes nomes atribuídos a cada planta, faz a sua descrição e enumera as suas aplicações medicinais.Nem mesmo a morte por doença, aos 67 anos o faz escapar à fúria da Inquisição. É julgado depois de morto e os seus ossos são desenterrados e queimados.O seu livro, foi traduzido para diversas línguas durante os séculos XVI, XVII e XVIII. Uma das suas principais inovações é o valor dado à observação e à experiência.




A Arte do Renascimento



A arte renascentista teve o seu maior desenvolvimento em Itália.Em Portugal,os séculos XV e XVI ficaram marcados por um tipo de decoração arquitectónica que ficou conhecida por arte manuelina.

O Manuelino
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: manuelino arte)

Sem comentários: